Home / Academia / Tudo sobre o jiu jitsu brasileiro

Tudo sobre o jiu jitsu brasileiro

O jiu jitsu brasileiro é conhecido como sendo um estilo de jiu jitsu japonês que foi desenvolvido no país pela família Gracie, em que se trata de uma arte marcial que procura refletir um desporto de combate que revela um sistema de defesa pessoal e que se concentra na imobilização das ações dos adversários.

Assim, a prática do jiu jitsu brasileiro garante que o domínio do adversário, seja qual for o seu tamanho, diante da aplicação das técnicas corretas, seja um desporto que ensina uma pessoa a se defender de adversários mais fortes.

Além disso, uma das vantagens do jiu jitsu brasileiro se concentra na luta corporal que se realiza no chão e também no desarmar dos principais pontos fortes dos seus oponentes.

Confira sobre a aplicação do jiu jitsu brasileiro

Em relação a aplicação do jiu jitsu , esse é um desporto que normalmente pode ser trabalhado e usado em diferenciadas perspectivas, as quais são:

  • Torneios de Grappling: essa é conhecida como sendo uma técnica de imobilização onde existe um domínio do oponente, além de se tratar de uma maneira de combate muito usada na formação de policiais e desportos de competição.

Além disso, nesse tipo de torneio o praticante exibe a sua habilidade técnica, física e psicológica com a intenção de neutralizar, imobilizar ou então torcer as articulações dos adversários, os levando a desistência.

  • Torneios de mistura de artes marciais: nesse caso, tais torneios são os que mais tem crescido no segmento das artes marciais, além de serem bastante populares em todo o mundo.

Nesse caso, é muito frequente encontrar todos os tipos de lutadores, sendo que o jiu jitsu brasileiro é um dos estilos mais usados e apreciados, onde o vale tudo é um desporto capaz de reunir diversos desses estilos e técnicas que se encontram presente nesse tipo de competição.

  • Defesa pessoal: já nesse caso, é o modelo mais seguido por grande parte dos praticantes, além de não possuir um objetivo competitivo, em que todos os praticantes procuram recorrer a flexibilidade do corpo de uma forma que evitem golpes dos adversários e usem a força de maneira inteligente com a ajuda de técnicas adequadas.

Conheça um pouco da história do jiu jitsu brasileiro

Em relação a história do jiu jitsu brasileiro, ele se remonta ao século XIX, além de estar diretamente relacionado com o surgimento da Escola de Judô Kodokan, quando foi desenvolvido um método desportivo que buscava reunir as técnicas que eram menos perigosas do jiu jitsu.

Mas, apenas em 1914, com a ajuda de Gastão Gracie é que o jiu jitsu chega no Brasil, onde somente em meados do século 20, Carlos Gracie, o qual era filho de Gastão, transmitiu todos os seus conhecimentos marciais aos seus irmãos, em que ao aprofundarem os seus estudos desenvolveram o jiu jitsu brasileiro.

Assim, pode-se dizer que o jiu jitsu brasileiro é conhecido como uma arte marcial que herdou do jiu jitsu original a forma de alavancagem e de desequilíbrio dos adversários, onde se usa a força dos oponentes contra eles e apresentam lutas vigorosas.

Dessa forma, ao mudar determinadas regras do jiu jitsu japonês, Carlos Gracie procurou introduzir uma nacionalidade e uma identidade própria na luta marcial que já existia, em que isso foi um acontecimento único na história de todos os desportos mundiais, além de ter sido como nasceu o jiu jitsu brasileiro.

Com isso, o jiu jitsu foi cada vez mais conquistando diversos adeptos, em que nos anos 90 já se tornava mundialmente famoso e, atualmente, é considerado como uma das artes marciais que mais tem crescido em todo o mundo, além de atrair diversas pessoas todos os anos.

 

Sobre rafael

Veja Também

Aula de zumba iniciantes

Encontrar aula de zumba iniciantes costuma ser algo desafiador de fato. A maior parte das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *