Home / Atividades Físicas / Treino de Musculação Para Fortalecer os Ossos

Treino de Musculação Para Fortalecer os Ossos

Existe algum treino de musculação para fortalecer os ossos? É comum as pessoas pensarem na musculação como uma atividade específica para o ganho muscular. Essa, porém, está longe de ser a realidade.

É sabido, por exemplo, que a musculação também ajuda no combate à pressão alta e até mesmo da obesidade. Isso porque ela ajuda a controlar a pressão arterial e a manter o peso. Mas os benefícios não param por aí.

Nesse artigo, comentaremos um pouco sobre o treino de musculação para fortalecer os ossos. Também listaremos alguns fatores que fazem com que a musculação seja indispensável para evitar o desgaste ósseo na velhice.

Musculação: muito além da estética

Quando se pensa no treino muscular, é comum as pessoas o associarem à estética. No máximo, ao ganho de força e crescimento da capacidade muscular. Porém, a realidade da academia vai muito além disso.

O treino muscular atinge toda a composição corporal. É importante no combate à obesidade e indispensável para um envelhecimento saudável. Diminui o risco de infarto e AVC, além do envelhecimento celular.

Claro que nem tudo são flores. É necessário saber dosar o nível de intensidade do treino, para não prejudicar as articulações e cartilagens. A ideia é fazer com que os ossos criem resistência, sem sofrerem mais desgaste.

Abaixo, vamos comentar sobre como opera o treino de musculação para fortalecer os ossos. Lembrando que, em caso de dúvidas, sempre procure um médico.

Como a musculação age no fortalecimento ósseo?

  • Aumenta a massa óssea

Sim, a musculação pode ajudar a aumentar a massa óssea. Isso porque o treino ajuda no transporte de cálcio e vitamina D para os ossos. Dessa forma, ela facilita que os nutrientes necessários estejam sendo direcionados para o local correto.

Além disso, quando o músculo enrijece, ele faz pressão nos ossos. Assim, o corpo entende que estes precisam se fortalecer. Isso é muito importante no combate à osteoporose, afinal, a característica principal da doença é o desgaste desse tecido.

  • Deixa o tecido ósseo mais denso

Foi dito que o músculo, quando enrijece, faz mais pressão nos ossos, certo? Além do crescimento da massa óssea, isso também contribui para deixar o osso mais denso. Dessa forma, ele fica mais resistente, e evita fraturas.

  • Evita quedas e fraturas

Além do já citado anteriormente, é preciso dizer que a musculação age no organismo como um todo. Fortalecer os músculos ajuda a aumentar o controle do corpo como um todo. Isso também reduz muito o risco de quedas.

Para idosos ou pacientes que já sofram de alguma doença óssea, o risco de queda é algo muito grave. Os músculos fazem com que a pessoa tenha mais controle sobre o próprio equilíbrio, evitando possíveis fraturas.

Isso não está diretamente ligado ao treino de musculação para fortalecer os ossos, mas é imprescindível para pacientes que já tenham a estrutura óssea fragilizada. Uma simples queda para elas pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Contraindicações

Para pacientes que já sofram com algum tipo de desgaste ósseo, é necessário procurar ajuda profissional. Treinos de alta intensidade ou com cargas muito altas são contraindicados. Isso porque, como os ossos já estão fragilizados, eles não suportarão o extra.

Sempre que o músculo não conseguir aguentar o peso por si só, a força extra vai recair sobre os ossos. Os grupos mais acometidos por isso são as articulações e a coluna.

Assim, antes de praticar o treino de musculação para fortalecer os ossos, é necessário entender que a carga deve ser média para baixa. O aumento com o tempo deve ser feito com instrução.

Sobre rafael

Veja Também

Musculação para emagrecer braços

Será que você pode treinar seus braços todos os dias para construir músculos mais rapidamente? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *