Home / Aula de Spinning / Spinning Exercícios Para a Postura

Spinning Exercícios Para a Postura

O que você sabe sobre spinning exercícios para a postura? As duas coisas raramente aparecem associadas, principalmente porque a natureza repetitiva do spinning é considerada agressiva para os ossos. Porém, é possível aliar as duas coisas e melhorar sua saúde.

O spinning consiste em uma prática de ciclismo de alta intensidade realizada dentro de um ambiente fechado. Normalmente, as sessões acompanham um instrutor, que auxilia a turma nos exercícios. É recomendado para quem busca uma perda rápida de peso.

Mas afinal, qual é a relação entre spinning exercícios para a postura? Este artigo busca esclarecer uma forma saudável de se praticar o spinning, sem comprometer a saúde óssea e auxiliar a corrigir a postura.

O que é spinning?

O esporte surgiu nos anos 80, criado por Jonathan Goldberg, ciclista sul-africano famoso na época. Sua ideia era tornar possível a prática do ciclismo em ambientes internos. Nessa época, ele criou uma academia e conseguiu os primeiros alunos.

É um exercício de alta intensidade e baixo impacto. Ideal para o combate à obesidade e no tratamento de doenças cardiovasculares. Também é uma opção barata para o combate à diabetes.

Porém, é pouca estudada a relação entre spinning exercícios para a postura. Sabe-se que ele pode auxiliar, se praticado com moderação, na saúde óssea, mas as doses devem ser controladas, para não sobrecarregar nenhum grupo ósseo.

Como ele beneficia a postura?

  • Fortalece os músculos da coxa e glúteos

Um dos maiores auxílios do spinning exercícios para a postura é o fortalecimento dos músculos da coxa e glúteos. Isso porque fortalecendo esses grupos musculares, o peso que outras atividades exercem na coluna diminuem.

A coluna é o grupo ósseo central do corpo, e é utilizado como apoio em todo excesso de carga. Por isso, é importante atentar-se a saúde vertebral. A má postura desgasta o composto, abrindo espaço para hérnias e artrites.

  • Força a manter a postura correta na bicicleta

Quando se está pedalando, é importante manter os joelhos alinhados aos tornozelos. O banco deve ficar na altura da bacia, não muito para frente nem para trás. Regular a bicicleta corretamente é extremamente importante para a saúde da coluna.

Além disso, manter a coluna ereta em um exercício sentado é importante para ajustar a postura em outros contextos. Essa é a maior contribuição do spinning como treino postural. Se a descrição em texto não esclareceu, peça ajuda ao instrutor.

  • Auxilia no equilíbrio do corpo

O spinning fortalece os músculos da coxa e dos glúteos. Isso faz com que ele ajude a manter o equilíbrio corporal. Ganhar controle e independência nos movimentos musculares é importante para conseguir manter a postura no dia a dia.

Corrigir a postura é extremamente importante, para evitar hérnias, artrites e possíveis escolioses. Corcundas oriundas da má postura podem gerar doenças graves, dores e desconfortos. Além de ser esteticamente estigmatizado, gerando problemas de autoestima e deficiências sociais.

Contraindicações

  • Frequência

Não pratique o spinning mais de um dia por semana. Mesmo sendo de baixo impacto, é um exercício de alta intensidade, e a exaustão muscular no final de uma sessão vai sempre recair para a coluna.

Por isso, é importante saber que, ao surgir qualquer dor, inflamação ou desconforto depois dos exercícios, deve-se buscar ajuda médica imediatamente. O exercício deve ajudar no seu próprio bem-estar, e não comprometê-lo.

  • Intensidade

Pelo mesmo motivo da frequência, é importante não praticar o spinning além da falha muscular. Super utilizar a coluna não vai dar tempo para que os músculos se fortaleçam antes de prejudicar a saúde óssea.

Seguindo essas dicas, você pode praticar livremente o spinning exercícios para a postura.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *