Home / Musculação / Musculação feminina é diferente da musculação masculina

Musculação feminina é diferente da musculação masculina

As diferenças de gênero na sociedade diferenciam o que é feito para o homem e o que é feito para a mulher. Sendo assim, muitas pessoas se perguntam se a musculação feminina é diferente da musculação masculina.

Existem vários modos de abordar esse assunto, a atividade física entre os gêneros pode ser ou não diferente, tudo depende de qual é o resultado que cada um pretende alcançar.

Há pouco tempo os exercícios voltados para a hipertrofia de músculos eram exclusivamente voltados para o gênero masculino, porém de tempos para cá isso foi mudado, e atualmente muitas mulheres procuram academias de musculação para obter esses resultados.

Desde esse ponto, as atividades de musculação entre os gêneros masculino e feminino vem sendo frequentemente questionada, até pela diferença biológica entre os diferentes corpos.

Acompanhe esse texto e esclareça algumas dúvidas se a musculação feminina é diferente da musculação masculina e o que pode causar essa diferença, além da questão hormonal.

Quais são as diferenças entre a musculação masculina e a feminina

Para responder esse questionamento, temos dois tipos de abordagem se de fato a musculação feminina é diferente da musculação masculina. Visto de um lado são diferentes, e visto de outro não são.

Você já reparou que o ganho de massa muscular é mais rápido para os homens? Isso se dá em razão dos hormônios. O hormônio produzido pelos homens (testosterona) acelera o metabolismo, enquanto o hormônio produzido pelas mulheres (estrogênio) que aumenta o estoque de gordura.

Além dessa questão, as mulheres passam por diferentes picos de hormônio durante um mês, ou seja, a quantidade de hormônio varia conforme os 30 dias, fato esse, que pode atrapalhar o desenvolvimento dos músculos.

Entretanto, ao falarmos de treino em academias, é perfeitamente possível que a musculação entre os dois gêneros seja igual. Praticando os mesmos exercícios nos mesmos aparelhos, com a mesma carga, mesma quantidade de repetições e mesma intensidade.

Porque a musculação é diferente entre os gêneros

Sempre foi percebido que os exercícios voltados para os homens são diferentes dos que são específicos para as mulheres. Mas isso não ocorre pela diferença entre os sexos. Isso ocorre pela preferência de treino de cada um.

Na grande maioria dos casos, os homens preferem malhar os membros superiores, como o braço, tronco, abdômen. Enquanto as mulheres tem como preferência o treino para membros inferiores, como o glúteo, pernas, e quadril.

No entanto esse fato ocorre por gosto e também por uma questão cultural. Atualmente temos uma quantidade enorme de mulheres que optam por treinar os membros superiores, assim como homens que preferem treinar os membros inferiores.

A musculação feminina é diferente da musculação masculina na maioria dos casos, e essa diferença é tão enraizada nas academias, que chegamos a pensar que isso ocorre em razão da biologia e não por uma questão cultural.

Veja alguns benefícios na musculação masculina e feminina

Uma questão que é totalmente igualitária tanto para os homens quanto para as mulheres é a quantidade de benefícios que a atividade muscular pode trazer.

Confira agora alguns benefícios.

  • Melhora a saúde mental
  • Combate a ansiedade e depressão
  • Melhora o equilíbrio e a flexibilidade
  • Aumenta a autoestima
  • Reduz a insônia
  • Aumenta a disposição para o seu dia
  • Libera endorfina, mais conhecida como hormônio da felicidade
  • Reduz o nível de estresse
  • Previne doenças como diabetes, e doenças cardíacas
  • Melhora o sistema respiratório, cardíaco e imunitário
  • Perda de Gordura
  • Aumento da massa magra
  • Definição corporal

Qual é a melhor academia para começar a fazer musculação?

Agora que você compreendeu que nem sempre a musculação feminina é diferente da musculação masculina. Marque uma avaliação na Pratique Fitness e faça um treino exclusivo para alcançar os seus objetivos.

Sobre rafael

Veja Também

Treino de força

Treino de força

Está interessado em saber mais sobre no que consiste o treino de força e quais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *