Home / Academia / Hidroginástica para fibromialgia

Hidroginástica para fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que causa dor e sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e tecidos moles. Dessa forma, estão sendo desenvolvidos métodos de tratamento através da hidroginástica para fibromialgia.

A ocorrência da fibromialgia nas mulheres é maior, ainda não se sabe o porquê disso, mas a cada 10 pacientes com fibromialgia, em média 8 são mulheres. Porém, sabe-se que não existe relação da doença com os hormônios femininos.

A fibromialgia se dá por diversas causas e os sintomas são de dor, fadiga, dormência nas mãos e nos pés entre outros. Devido a isso, é importante procurar ajuda médica, pois o médico ajudará você a fazer o diagnóstico da fibromialgia.

A hidroginástica para fibromialgia – Tratamento

A hidroginástica para fibromialgia é uma espécie de tratamento que está cada vez mais presente na vida dos pacientes que vivem com essa síndrome, a hidroginástica diminui as dores tornando-se uma boa opção.

A hidroginástica para fibromialgia é considerada uma modalidade esportiva com fins também terapêuticos, é uma atividade física que apresenta menores impactos sobre os ossos e articulações.

Além disso, praticar esportes em geral, tem revelado melhores condições aos pacientes da fibromialgia quando comparado aqueles que ainda continuam sedentários.

Informações sobre a fibromialgia

Os pacientes que vivem com a fibromialgia apresentam locais sensíveis no corpo, dentre eles, os mais comuns para quem apresenta a doença são:

  • Base do crânio;

  • Na parte baixa a trás do pescoço;

  • Ponto central dos ombros superiores;

  • Na parte de trás no meio da omoplata;

  • No tórax onde a segunda costela se prende ao osso do peito;

  • No cotovelo;

  • Quadrante exterior superior das nádegas;

  • Parte inferior dos joelhos.

A causa dessa síndrome é devido ao mecanismo que regula a sensação de dor, os pacientes que possuem a fibromialgia produzem pouca serotonina, dessa forma, uma pequena sobrecarga nas articulações pode trazer dores.

Dentre os fatores que podem acarretar a doença, existem os fatores externos como um clima úmido, sedentarismo, postura incorreta ou até mesmo fatores internos como depressão, ansiedade e problemas emocionais.

Benefícios da hidroginástica para a fibromialgia

A hidroginástica para fibromialgia garante várias vantagens, vamos citar alguns delas, comprovando os benefícios da hidroginástica na vida desses pacientes.

  • Menos dor

Em algumas semanas é possível notar a diminuição da dor nas articulações e músculos, pois a atividade física é responsável por estimular a produção de analgésicos naturais.

  • Mais disposição

Pacientes que praticam a hidroginástica para fibromialgia sentem-se mais condicionados fisicamente e consequentemente possuem mais ânimo para atividades corriqueiras como subir escadas, fazer caminhadas entre outras.

  • Menos rigidez

A prática de exercícios físicos contribui com a flexibilidade do corpo, diminuindo a rigidez muscular e as contraturas, principalmente no período da manhã.

  • Menos fadiga

A hidroginástica é uma atividade física que pode trabalhar a respiração e o sistema cardiovascular, dessa forma o sistema muscular e o sistema respiratório do paciente torna-o mais tolerantes ao esforço físico.

  • Melhor bem-estar

A hidroginástica para fibromialgia garante uma maior disponibilidade de neurotransmissores associados ao prazer e melhora no humor dos pacientes, dessa forma, é uma ótima opção para autoestima.

Vivendo melhor com a fibromialgia

Praticar esportes pode ser umas das estratégias mais eficazes para controlar os sintomas de quem vive com a fibromialgia, pois assim, a dor tende a diminuir, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Como vimos as atividades físicas em geral estimulam a liberação de substâncias que são responsáveis por aliviar dores de forma natural, isso contribui para melhores noites de sono, disposição e bem-estar.

Contudo, um dos exercícios mais indicados é a hidroginástica para fibromialgia, pois ela oferece todos os benefícios necessários, além de ser uma atividade que não absorve muito impactos.

Sobre rafael

Veja Também

Como funciona a aula de dança todos os ritmos?

Você já se perguntou como funciona a aula de dança todos os ritmos? Será que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *