Ver grávidas frequentando academias, correndo nas praias e caminhando nos parques já não é mais incomum como há alguns anos. O que antes era considerado um tabu, hoje em dia é bem simples, a mulher gestante pode fazer musculação.
O medo de prejudicar os bebês era o que não permitiam que mulheres grávidas não pudessem praticar exercícios físicos, como foi estudado e vimos que isso não acontece, hoje grávidas praticarem atividades é algo recomendado por profissionais.
Desde a década de 80 tem sido estudado e observado que as atividades físicas estão ligadas diretamente à disposição e saúde das mulheres gestantes, sendo importante tanto para prevenir doenças como para controlar o peso.
Com a autorização do seu obstetra, nada pode impedir você de praticar os exercícios e suar a regada. Os benefícios que traz quando a gestante pode fazer musculação vão ajudar você a não adquirir tantos quilinhos a mais.
Mudanças corporais durante o período de gestação
As mulheres já enfrentam inúmeras mudanças fisiológicas que podem ser muito desconfortantes durante o período da gestação. Com algumas atividades físicas específicas é possível garantir uma gravidez mais segura e tranquila.
Um dado que foi estudado é que a prática de atividades físicas colabora para que o parto normal seja realizado com mais facilidade e sucesso. Uma notícia revolucionária para um país que tem o maior número de partos por cesárea.
Isso não quer dizer que se a gestante pode fazer musculação ela com certeza fará um parto normal, no entanto quando a grávida pratica as atividades físicas ela adquire uma maior elasticidade que facilita o parto normal.
Segundo alguns obstetras a opção cesariana depende de inúmeras variáveis como por exemplo, a posição do bebê no ventre da mãe, a estrutura óssea da mulher, a falta de dilatação.
O benefício de uma mulher gestante pode fazer musculação não são apenas para a saúde da mãe. Quando ela pratica atividades físicas, a chance de o bebê nascer em tamanho acima do esperado, como por exemplo com obesidade, causada por diabetes cai para 38%.
A prática de exercícios físicos durante o período de gestação faz com que a circulação da placenta melhore, permitindo assim, com que o bebê receba maior quantidade de nutrientes e oxigênio.
Veja as principais indicações para que a gestante possa fazer musculação
- Todas as mulheres podem ser ativas durante a gravidez, sem contraindicação médica
- Praticar no máximo 150 minutos semanais com atividades moderadas
- Esse tempo deve ser dividido em pelo menos três dias por semana
- Busque o acompanhamento de um profissional para fazer um treino focado no assoalho pélvico
- Caso sinta tontura ou náuseas é recomendado que mude de posição ou troque a atividade
- É ideal mesclar exercícios aeróbicos, como caminhada ou hidroginástica, com musculação.
- Atividades de alongamento e Ioga também são recomendados.
Dicas para malhar com segurança
- Boa alimentação: A mulher gestante deve manter um cardápio balanceado e sempre se hidratar. Tomar água antes, depois e até mesmo durante a ginástica.
- Interromper: Se sentir alguma falta de ar, dor no peito, tontura, ou qualquer outra sensação de mal estar, pare a atividade que está fazendo na mesma hora.
- Evite entrar no mar: O bebê não está protegido da pressão oceânica, ou seja, se for à praia, trate de molhar apenas os pezinhos.
- Mantenha distância: Na hora de escolher as atividades físicas, não escolha a que você entre em contato com terceiros, como lutas. Não arrisque a saúde do bebê e nem a sua.
Qual a academia ideal em que a gestante pode fazer musculação
A Pratique Fitness conta com uma equipe de ponta, treinada para atender todo o tipo de aluno, inclusive mulheres gestantes. Agora que você viu que a mulher gestante pode fazer musculação, treine na melhor academia da região e cuide da sua saúde e da saúde do seu bebê.