Home / Musculação / Gestante pode fazer musculação

Gestante pode fazer musculação

Ver grávidas frequentando academias, correndo nas praias e caminhando nos parques já não é mais incomum como há alguns anos. O que antes era considerado um tabu, hoje em dia é bem simples, a mulher gestante pode fazer musculação.

O medo de prejudicar os bebês era o que não permitiam que mulheres grávidas não pudessem praticar exercícios físicos, como foi estudado e vimos que isso não acontece, hoje grávidas praticarem atividades é algo recomendado por profissionais.

Desde a década de 80 tem sido estudado e observado que as atividades físicas estão ligadas diretamente à disposição e saúde das mulheres gestantes, sendo importante tanto para prevenir doenças como para controlar o peso.

Com a autorização do seu obstetra, nada pode impedir você de praticar os exercícios e suar a regada. Os benefícios que traz quando a gestante pode fazer musculação vão ajudar você a não adquirir tantos quilinhos a mais.

Mudanças corporais durante o período de gestação

As mulheres já enfrentam inúmeras mudanças fisiológicas que podem ser muito desconfortantes durante o período da gestação. Com algumas atividades físicas específicas é possível garantir uma gravidez mais segura e tranquila.

Um dado que foi estudado é que a prática de atividades físicas colabora para que o parto normal seja realizado com mais facilidade e sucesso. Uma notícia revolucionária para um país que tem o maior número de partos por cesárea.

Isso não quer dizer que se a gestante pode fazer musculação ela com certeza fará um parto normal, no entanto quando a grávida pratica as atividades físicas ela adquire uma maior elasticidade que facilita o parto normal.

Segundo alguns obstetras a opção cesariana depende de inúmeras variáveis como por exemplo, a posição do bebê no ventre da mãe, a estrutura óssea da mulher, a falta de dilatação.

O benefício de uma mulher gestante pode fazer musculação não são apenas para a saúde da mãe. Quando ela pratica atividades físicas, a chance de o bebê nascer em tamanho acima do esperado, como por exemplo com obesidade, causada por diabetes cai para 38%.

A prática de exercícios físicos durante o período de gestação faz com que a circulação da placenta melhore, permitindo assim, com que o bebê receba maior quantidade de nutrientes e oxigênio.

Veja as principais indicações para que a gestante possa fazer musculação

  • Todas as mulheres podem ser ativas durante a gravidez, sem contraindicação médica
  • Praticar no máximo 150 minutos semanais com atividades moderadas
  • Esse tempo deve ser dividido em pelo menos três dias por semana
  • Busque o acompanhamento de um profissional para fazer um treino focado no assoalho pélvico
  • Caso sinta tontura ou náuseas é recomendado que mude de posição ou troque a atividade
  • É ideal mesclar exercícios aeróbicos, como caminhada ou hidroginástica, com musculação.
  • Atividades de alongamento e Ioga também são recomendados.

Dicas para malhar com segurança

  • Boa alimentação: A mulher gestante deve manter um cardápio balanceado e sempre se hidratar. Tomar água antes, depois e até mesmo durante a ginástica.
  • Interromper: Se sentir alguma falta de ar, dor no peito, tontura, ou qualquer outra sensação de mal estar, pare a atividade que está fazendo na mesma hora.
  • Evite entrar no mar: O bebê não está protegido da pressão oceânica, ou seja, se for à praia, trate de molhar apenas os pezinhos.
  • Mantenha distância: Na hora de escolher as atividades físicas, não escolha a que você entre em contato com terceiros, como lutas. Não arrisque a saúde do bebê e nem a sua.

Gestante pode fazer musculação

Qual a academia ideal em que a gestante pode fazer musculação

A Pratique Fitness conta com uma equipe de ponta, treinada para atender todo o tipo de aluno, inclusive mulheres gestantes. Agora que você viu que a mulher gestante pode fazer musculação, treine na melhor academia da região e cuide da sua saúde e da saúde do seu bebê.

Sobre rafael

Veja Também

Treino de força

Treino de força

Está interessado em saber mais sobre no que consiste o treino de força e quais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *