Home / Sem categoria / Como O Taekwondo Pode Ajudar Na Saúde?

Como O Taekwondo Pode Ajudar Na Saúde?

O taekwondo é uma arte marcial sul coreana que une movimentos com os pés, joelhos, cotovelos e mãos para derrotar o oponente. Um esporte cada vez mais respeitado e com uma longa história de tradições e filosofias. Mas, além disso, você sabia que o taekwondo pode ajudar na saúde?

Assim como diversas artes marciais e esportes, o taekwondo possui aulas e treinos que auxiliam no desenvolvimento do corpo e pode trazer diversos benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

Confira agora algumas informações sobre o taekwondo e como ele pode trazer diversas vantagens para sua saúde.

É verdade que o taekwondo pode ajudar na saúde?

As artes marciais são atividades completas para quem busca se aperfeiçoar em uma prática e ainda obter benefícios para a saúde física e mental. O taekwondo une golpes que exigem força, destreza, equilíbrio e concentração. Com uma prática prolongada é possível adquirir cada vez mais técnica na realização dos movimentos e ganhar ainda mais benefícios para a saúde.

Os golpes e as técnicas do taekwondo fazem com que o movimento do corpo seja constante. A partir dos golpes, o aluno pode desenvolver o seu corpo, ganhando mais condicionamento físico e até ganho de massa muscular.

Além disso, o taekwondo possui uma filosofia milenar por trás das técnicas. Essa é uma característica quase unânime das artes marciais: o trabalho do corpo e da mente de forma conjunta. Os grandes mestres das artes marciais passam o ensinamento de que a mente é tão importante quanto as técnicas corporais.

Nesse sentido, um aluno de taekwondo irá aprender sobre um conceito chamado “hongik-Ingan” que significa “bem estar de toda a humanidade”. Esse conceito se baseia na união do corpo, mente e vida para atingir um objetivo. Na prática, incorporar as filosofias do taekwondo nos treinos tem como resultado o desenvolvimento da disciplina, concentração, trabalho em equipe e outras características que podem ser utilizadas no dia a dia.

Por isso, quando falamos que o taekwondo pode ajudar na saúde, estamos nos referindo tanto a saúde física quanto a saúde mental. Essa arte marcial pode trazer transformações profundas para a vida de quem treina com regularidade e seriedade.

Mais benefícios do taekwondo

Para deixar mais claro de que forma o taekwondo pode ajudar na saúde, vamos conferir uma lista dos benefícios que a prática pode trazer para a vida de seus adeptos. Confira:

  • Aumento da agilidade.
  • Aumento da coordenação motora.
  • Aumento da flexibilidade.
  • Aumento da consciência corporal.
  • Ganho de massa muscular.
  • Melhora o equilíbrio.
  • Aumenta a resistência cardiovascular.
  • Melhora o condicionamento físico.
  • Trabalha a disciplina.
  • Aumenta a concentração.
  • Incentiva características como respeito, humildade, lealdade e trabalho em equipe.

O taekwondo é uma arte marcial que pode ser aprimorada e possui diversos níveis de aprendizado. Para ganhar uma nova faixa ou colarinho é preciso passar por exames técnicos, avaliados por um mestre da Confederação Brasileira de Taekwondo.

Cada faixa possui um significado e um aprendizado que irá guiar o aluno pelo tempo em que ficar com a faixa. São aprendizados que possuem uma lógica, unindo o aprendizado de técnicas e de filosofias da arte marcial.

Investir em uma arte marcial é investir em qualidade de vida

O taekwondo, assim como outras artes marciais, passa a fazer parte da rotina de quem o pratica. O taekwondo pode ajudar na saúde física e mental e os benefícios da prática ultrapassam os locais de treinamento. Esportes e artes marciais aumentam significativamente a qualidade de vida na medida em que, além dos benefícios individuais, o aluno também passa a fazer parte de um grupo integrado e com um objetivo em comum.

Sobre rafael

Veja Também

Como funciona a aula de dança todos os ritmos?

Você já se perguntou como funciona a aula de dança todos os ritmos? Será que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *