Home / Saúde e Bem Estar / Como lidar com o suor

Como lidar com o suor

O suor faz parte da rotina de quem treina e é inclusive muito desejado por quem pretende emagrecer. Algumas pessoas costumam pensar que quanto mais estão suando, mais seu corpo está gastando energia e isso, em partes pode ser verdade.

Mas o suor é principalmente a perda de líquidos provocada pelo calor que o corpo gera ao se exercitar. E logicamente o suor tem seu lado inconveniente, sobretudo na academia. Saiba como lidar com o suor e se sentir mais confortável para treinar!

Porque suamos?

O suor é um mecanismo do corpo para manter a temperatura estabilizada. Esse mecanismo se utiliza de glândulas, que são chamadas sudoríparas, para liberar líquidos que resfriam o corpo e os órgãos quando o organismo está mais aquecido do que o normal, seja pelo ambiente muito quente ou pela prática de atividades físicas mais intensas.

Portanto, não é possível praticar atividades físicas sem suar e ainda bem!

Embora o suor seja aliado da atividade física, afinal, é através dele que o corpo consegue suportar os treinos, sobretudo em dias mais quentes, suor não é sinônimo direto de perda de calorias.

Algumas pessoas costumam achar que por suarem mais estão perdendo mais peso e isso nem sempre é verdade. O suor excessivo pode ser excesso de calor em dias mais quentes também.

Isso sem contar que existem pessoas que transpiram muito mais com a outras e essa variação depende desde fatores genéticos até o clima do local onde se mora.

Como lidar com o suor durante os treinos

No entanto, o suor tem seus inconvenientes na Academia ou prática livre de exercícios físicos. Como lidar com o suor durante os treinos, já que a roupa pode ficar encharcada, as mãos e corpo escorregarem dos aparelhos e até o cheiro do suor no corpo ser incômodo para você e para os outros?

Veja as principais dicas para saber como lidar com o suor de forma saudável:

  • Não se enxugue

Ao contrário do que se imagina, não é adequado se enxugar a todo momento durante os treinos. O corpo necessita da evaporação do suor para controlar a temperatura, então, quanto mais você se enxuga, mais irá suar.

Só se enxugue quando sentir a pele muito molhada, a ponto de pingar, porque esse excesso também impede a evaporação!

  • Não jogue água sobre seu corpo

É bastante comum que as pessoas molhem seu corpo e rosto com a própria garrafinha de água durante os treinos, mas essa prática não é boa porque ela também dificulta muito a evaporação do suor e, de novo, o controle da temperatura do corpo.

  • Não tome água em excesso

O ideal da ingestão de água durante a prática de atividades físicas é de 200 ml a cada quinze minutos, ou seja, cerca de uma garrafinha de meio litro a cada quarenta minutos.

Beber água demais pode gerar desconforto no estômago e ainda dificultar a evaporação correta do suor.

  • Não treine em horários quentes

Esse é um risco sério, inclusive que pode comprometer gravemente a saúde. O corpo não dá conta, mesmo suando potencialmente, de manter a temperatura se você fizer exercícios sob o sol escaldante do meio dia!

É preciso ter bom senso e não se colocar em risco. O horário ideal para treinar é logo pela manhã ou no fim de tarde, se você se exercita ao ar livre.

Se a Academia possuir ar condicionado o horário é indiferente!

Agora que você já sabe como lidar com o suor, não deixe de procurar uma das unidades da melhor academia de Belo Horizonte e se matricular hoje mesmo!

Acesse o site da Pratique Fitness e veja todas as atividades oferecidas!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *