Home / Academia / Benefícios Do Pilates 

Benefícios Do Pilates 

Buscando analisar e trabalhar cada movimento do corpo, os benefícios do pilates podem ser muitos e, por isso, a pratica é muito recomendada.

O instrutor deve analisar todos os sentidos corporais de seu aluno para entender como seu corpo funciona e ajuda-lo a ter dominação de deus movimentos.

Neste artigo, vamos conhecer mais esta prática e entender quais os benefícios do pilates, para que você possa começar a se exercitar agora mesmo! Confira:

Principais benefícios do Pilates

Por ser um exercício completo, o Pilates oferece muitos benefícios para quem o pratica. Neste exercício, as pessoas controlam a respiração e assim, trabalham seu corpo e mente, paralelamente.

Dessa forma, podemos contar com vários benefícios do pilates:

  • Correção da postura e desaparecimento das dores
  • Trabalha a flexibilidade corporal, fazendo com que seus movimentos sejam mais aprimorados
  • Faz com que as funções corporais sejam trabalhadas por igual, fazendo com que as consciências sobre as partes do corpo sejam desenvolvidas
  • Auxilia na prevenção de doenças que podem trazer mais complicações para a saúde, como a osteoporose
  • Aumenta a autoestima e faz com que a pessoa se sentia mais relaxada e feliz consigo mesma
  • Trabalha a musculatura corporal, fazendo com que ela seja fortificada

Os benefícios desta pratica são incontáveis, trazendo muitos benefícios para quem o pratica.

No que são baseados os métodos de pilates?

O método inicialmente foi criado para conseguir exercitar o corpo e a mente de uma só vez e fazer com que ambos de unissem.

Para que se crie consciência dos movimentos corporais, o pilates tem alguns métodos fundamentados em determinadas regiões do corpo, trabalhando algumas funções como:

  • Concentração:

Essa função é trabalhada com o objetivo de desenvolver as capacidades de movimento a partir da concentração, ou seja, trabalhada essa capacidade, a pessoa começa a ter mais consciência de seus movimentos.

  • Precisão:

Essencial para que os movimentos sejam efetuados da melhor maneira, uma vez que alguns necessitam muita atenção para que seu objetivo final seja alcançado.

  • Respiração:

A respiração é um ponto essencial na execução dos movimentos, já que deve sempre estar andando junto com qualquer movimentação do corpo.

  • Fluidez:

A fluidez é necessária para que os movimentos sejam efetuados de maneira leve, sem que o corpo sinta o impacto dos exercícios a serem passados.

  • Controle:

O controle dos movimentos é a base de tudo, pois através dele pode-se haver precisão e equilíbrio. A partir disso, os benefícios dessa técnica podem vir com mais facilidade e rapidez.

Pilates para todas as idades

Como podemos perceber neste artigo, os benefícios do pilates tem grande contribuição para o desenvolvimento do corpo humano e todas as suas atividades.

Essa pratica pode ser desenvolvida em todas as atividades e em todas as fases da vida, fazendo com que cada faixa etária possa usufruir de seus benefícios de maneira especifica.

O pilates pode ser realizado por homens, mulheres, idosos, crianças e, cada um deles pode ter um objetivo. Pode ser utilizado também no combate de doenças na coluna, como hérnia de disco e a escoliose.

Se exercitar é muito importante para o desenvolvimento da consciência corporal e a escolha de qual será este exercício pode mudar à sua maneira de se relacionar com seu corpo.

Estar em movimento é algo primordial para o corpo e deve ser praticado por todas as idades, sendo inclusive recomendado pelos médicos, para prevenir doenças da mente e do corpo.

Os beneficios do pilates faz com que mais pessoas estejam afim de experimentar essa técnica!

Sobre rafael

Veja Também

Hidroginástica para fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que causa dor e sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *