Home / Aeróbico / Aeróbico Antes Ou Depois Da Musculação?

Aeróbico Antes Ou Depois Da Musculação?

Os exercícios aeróbicos fazem parte da maioria dos treinos de musculação. Dependendo do seu objetivo, o aeróbico é mais ou menos incluso nas fichas de treino.

Mas, uma dúvida bem recorrente sobre a interação desses dois tipos de exercícios é se deve ser feito o exercício aeróbico antes ou depois da musculação.

Tanto os exercícios aeróbicos quanto os exercícios de musculação podem ser utilizados de maneira isolada ou conjunta para atingir os mais diversos objetivos como emagrecer, aumentar a massa muscular, ganhar condicionamento físico, resistência ou força.

Por isso, a resposta para essa pergunta requer informações mais aprofundadas que você poderá conferir a seguir. Acompanhe.

Existem diferenças entre realizar o aeróbico antes ou depois da musculação?

Existe uma frase muito conhecida, principalmente no contexto escolar, que diz que a ordem dos fatores não altera o produto. Ela serve para exemplificar que não importa a ordem de uma sequência de somas, por exemplo, pois o resultado sempre será o mesmo.

No caso dos exercícios físicos e suas modalidades essa regra não se aplica já que a ordem dos exercícios escolhidos pode interferir sim nos resultados a serem obtidos. E é nisso que devemos nos concentrar na hora de decidir realizar o exercício aeróbico antes ou depois da musculação.

Para cada sequência existe um resultado que será alcançado com mais ou menos facilidade, por isso é importante saber quais as diferenças de optar por fazer o aeróbico antes ou depois da musculação. A seguir você poderá conhecer melhor as consequências da ordem escolhida para realizar as modalidades aeróbicas e musculação.

Os resultados em realizar o exercício aeróbico antes da musculação

Quando você realiza o treino aeróbico antes da musculação, seus resultados serão focados no ganho de resistência. Isso acontece porque quando você começa a treinar suas reservas de energia estão inteiras e você poderá se dedicar com mais afinco ao exercício.

Se os primeiros exercícios forem aeróbicos, você aumentará sua resistência com mais facilidade. O ganho de resistência muscular traz diversos benefícios para o dia a dia na realização de tarefas que exigem grandes esforços, como correr por exemplo.

Exercícios aeróbicos e musculação intercalados

Intercalar os exercícios aeróbicos com a musculação é um tipo de treino com intensidade maior que pode ser benéfico para quem deseja emagrecer. No treino intercalado, entre uma série e outra de musculação você pratica um exercício aeróbico. Com o passar do treino é comum que a energia diminua e seja mais difícil utilizar cargas muito grandes.

O ideal nesse caso é diminuir a carga e focar nas repetições.

Aeróbicos depois da musculação

Esse tipo de treino é mais recomendado para quem deseja aumentar os níveis de massa muscular e alcançar a hipertrofia com mais facilidade. Isso porque você utilizará grande parte de sua reserva energética para realizar os exercícios perto de sua carga máxima.

A hipertrofia é um dos principais objetivos de quem frequenta as academias e nesse caso deve ser priorizada a musculação logo no começo dos treinos.

Tudo irá depender do seu objetivo

Não existe uma regra para realizar o aeróbico antes ou depois da musculação, o que irá ditar a sequência ideal para você é o seu objetivo. Por isso, converse com o seu instrutor para que o seu treino seja adequado de acordo com suas metas.

Você pode também contar com a Pratique Fitness que, em Belo Horizonte, é referência em academia com ótima estrutura e profissionais qualificados para orientar e montar o melhor treino para que você atinja seus objetivos. Agende uma visita na unidade mais próxima e comece a treinar agora mesmo.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *