Home / Atividades Físicas / Hidroginástica o que é – Confira!

Hidroginástica o que é – Confira!

A hidroginástica é uma das melhores opções para as pessoas de todas as idades e até mesmo para populações especiais. Não se trata de apenas se mover dentro da água, ela funciona, como se fosse uma espécie de aeróbico.

Essa atividade envolve fazer movimentos usando a pressão da água em todos os momentos e, claro, ajudando em diversas coisas no corpo humano.

Confira o que é a hidroginástica, tudo que o esporte oferece para você que está pensando em escolher um esporte aquático para começar a praticar e logo após um mês praticando você já notará a influência do esporte!

O que é a hidroginástica? Confira tudo sobre.

A atividade da hidroginástica possui um lado diverso em relação ao seu público praticante e também as os dias em que é comumente praticada durante a semana.

A posição das mãos na hidroginástica é fundamental para o bom desempenho dos movimentos, uma vez que varia de acordo com os movimentos.

A posição do tronco é quase sempre na vertical, isso pode variar para estar ao nível da superfície em exercícios marcados pelo professor para bloquear e evitar desconforto na parte inferior das costas.

A água deve estar na altura do peito com os ombros descobertos, a profundidade adequada é de 90 cm.

  • A parte profunda da piscina é que começa a ser utilizada quando as pessoas já avançaram o suficiente no treinamento para poderem suportar todos os exercícios ou parte.

Como é uma aula de hidroginástica?

Nas aulas são utilizados elementos como pequenas coisas e objetivos, grandes mesas, elásticos e em níveis mais avançados também barbatanas e sapatos de borracha especialmente desenhados para esta atividade que contribuem para o aumento da resistência.

As diferentes atividades, jogadas, localizadas e aeróbicas com o acompanhamento musical que marca o acento de cada exercício, fazem da hidroginástica uma das classes mais completas.

  • Com tudo ela não só proporciona resistência muscular geral, mas também diminui o tecido adiposo.

Vantagens da hidroginástica

Saiba mais sobre as vantagens da hidroginástica e o que pode ser destacado e ajudar você a escolher se deve ou não praticar esse esporte.

1. Cria massa magra

Se uma aula é planejada para treinamento cardiovascular, a energia usada pode mobilizar os lipídios e a ingestão calórica pode ser bastante satisfatória.

2. Promove maior resistência muscular geral

Isso ocorre porque todos os músculos do corpo são trabalhados em todas as aulas de hidroginástica.

Na água, os movimentos corporais sofrem uma resistência ao avanço, o que os impede e torna os exercícios um pouco mais lentos, mas não menos intensos.

3. Maior intensidade na atividade para perda de peso

Uma maior quantidade de oxigénio torna-se necessário para produzir uma quantidade maior de energia no corpo, com isso, ele é capaz de gerar um trabalho muscular mais intenso.

Quando a demanda de oxigênio cresce, o coração bate mais rápido, desta forma, o sangue circula mais rápido, trazendo oxigênio para os que trabalham músculos.

  • Desta forma, quanto mais intenso o exercício, maior a frequência cardíaca e o número de batimentos por minuto.

Entretanto, é importante ter em conta outros fatores, tais como a temperatura ambiente, as emoções, a posição do corpo e do tipo de contração do músculo, que podem alterar a frequência cardíaca, interferindo no esforço que deve ser utilizado.

Além disso, como a intensidade do exercício dentro da água é elevada, é possível perder maior quantidade de calorias para cada aula de hidroginástica.

Portanto, para pessoas que desejam melhorar sua saúde, como idosos e adultos, aumentar a resistência do corpo e ossos procure a hidroginástica e faça aulas e veja como sua saúde irá melhorar!

 

Sobre rafael

Veja Também

Confira o plano de aula de natação infantil

Um plano de aula de natação infantil sempre é montado pensando no bem-estar e na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *