Home / Atividades Físicas / Confira o plano de aula de natação infantil

Confira o plano de aula de natação infantil

Um plano de aula de natação infantil sempre é montado pensando no bem-estar e na diversão das crianças. Afinal, se a criança não se sentir à vontade ou segura, ela dificilmente vai aceitar realizar as atividades propostas.

Sendo assim, os profissionais que atuam com esse público carregam uma responsabilidade em dose dupla, afinal, eles precisam, cuidar para que a aula seja realmente eficiente, e entregue bons resultados, mas de forma leve e descontraída, para que as crianças se sintam à vontade.

Montar uma aula de natação requer muito cuidado e atenção. Os professores precisam mesmo prestar atenção em quem é o público alvo, e a partir disso devem criar as propostas de atividades.

Vamos falar a seguir sobre o plano de aula de natação infantil, e explicar como essas aulas podem ser benéficas para as crianças.

Como é um plano de aula de natação infantil?

O plano de aula de natação infantil consiste na criação de brincadeiras, jogos e atividades que serão usados durante a aula para estimular as crianças. O plano de aula deve ter foco sempre em manter as crianças seguras e a vontade, mas ao mesmo tempo desafiá-las.

  • Aquecimento:

Geralmente o plano de aula de natação infantil começa com um bom aquecimento, em que as crianças fazem exercícios mais tranquilos para iniciar o corpo para a atividade.

  • Exercícios:

Depois de aquecidas, as crianças começam a realizar os exercícios conforme proposto pelo professor, que fica ao lado de fora da piscina. Os exercícios são sempre criados respeitando o nível de cada aluno.

Por isso, caso existam alunos em diferentes níveis de desenvolvimento na natação, então o professor deverá dividir a atenção entre ambos.

  • Relaxamento:

Uma vez que os exercícios foram realizados, então é hora do relaxamento. Geralmente os professores terminam com exercícios de flutuação, ou brincadeiras mais leves.

A ideia do plano de aula de natação infantil é que a criança saia completamente satisfeita com a aula. E ao final ela também deve estar bem casada, o que dará aos pais um pouco de folga em casa, já que os pequenos vão dormir bem melhor.

Descubra qual é a idade perfeita para começar aulas de natação!

As aulas de natação são excelentes para a saúde física e o desenvolvimento das crianças. Além disso, ajuda na respiração, promove interação social e faz com que durmam e se alimentem melhor.

Mas apesar de todos esses benefícios, e apesar de um plano de aula de natação infantil ser montado sempre pensando no bem-estar dos pequenos, muitos pais simplesmente não sabem qual é a hora perfeita para matricular as crianças.

  • Melhor idade para a natação infantil:

Muitos especialistas indicam que as crianças comecem a praticar natação a partir dos 3 anos de idade. Antes disso é possível, sim, levar o bebê para a piscina – inclusive existem aulas dedicadas a menores de 3 anos.

Mas nesse caso não podemos chamar de natação, mas sim um momento de recreação, em que os pais e as crianças se divertem juntos na piscina.

O plano de aula de natação infantil envolve atividades de desenvolvimento, que estimulam a criança a aprender a nadar, propriamente. Isso quer dizer que o foco das aulas será nos exercícios.

Se você se interessou em matricular o seu filho em uma dessas aulas, conheça a Pratique Fitness, e saiba mais sobre as aulas de natação infantil dessa academia.

Na Pratique Fitness o plano de aula de natação infantil é criado considerando sempre que a criança está em fase de descoberta, e por isso são utilizados variados elementos lúdicos para deixar o ambiente ainda mais agradável para os pequenos.

Sobre rafael

Veja Também

Aula de zumba iniciantes

Encontrar aula de zumba iniciantes costuma ser algo desafiador de fato. A maior parte das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *